quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estado Laico é tema de seminário e campanha de doação de sangue

Semana repleta de ações em prol da laicidade do Estado e contra a homofobia. Aconteceu nesta terça-feira, 14, em Brasília, o X Seminário LGBT com o tema - "Liberdades, abram as asas sobre nós, a liberdade de crença em relação às outras liberdades", um debate sobre religião e homossexualidade.  Ainda nesta semana, o Fórum Gaucho em Defesa das Liberdades Laicas realizará dia 17/05 campanha "nosso sangue pela igualdade", onde anunciam reunir uma centaena de ativistas no Hemocentro em Porto Alegre.


Foto de arquivo
"Nosso papel é criminalizar a homofobia", diz Manuela na tribuna
A respeito do Seminário, a deputada gaucha Manuela D'Ávila, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, e líder do PCdoB na Casa, fez questão de participar da abertura do evento. Em pronunciamento na tribuna declarou que "É fundamental o respeito à diversidade e seguir na luta pela construção de um marco legal em defesa de direitos humanos. Os deputados devem preparar legislações contemporâneas para enfrentar a homofobia", avaliou. Na visão de Manuela, os parlamentares devem ter a coragem de criminalizar a homofobia no país.


- Nosso papel é criminalizar a homofobia e avançar na legislação de direitos humanos - afirmou a deputada.

Doação de sangue mobiliza ativistas
 
A dirigente da Liga Brasileira de Lésbicas Ana Maiara Malavolta explica que a campanha de doação de sangue "combate a portaria 1353/2011 da ANVISA que proíbe Homens Gays e Bissexuais de doarem sangue". Segundo ela, "trata-se de conduta discriminatória, já que NÃO considera as práticas sexuais destes homens, mas sim a sua sexualidade".
A doação acontecerá às 10h do dia 17/05  hemocentro de POA. Os interessados em doar sangue pela campanha devem enviar e-mail para lbl.rs@brturbo.com.br confirmando sua participação.
 


2 comentários:

  1. Importante iniciativa, mais uma vez a Manu liderando mudanças importantes na sociedade!

    ResponderExcluir
  2. Sempre bem-vinda mais uma ferramenta de informação progressista. Parabéns!

    ResponderExcluir