segunda-feira, 22 de julho de 2013

Para Gomes, exposição de quadro de Manuela foi "inconsequente, no mínimo"

Autor de artigo sobre a nudez na Câmara de Porto Alegre decidiu retirar foto onde um jovem nu exibe quadro de ex-vereadora no meio das pernas, por não endossar a atitude do rapaz. 

Entenda o caso
O jornalista Pedro Henrique Gomes escreveu um artigo sobre a nudez de jovens na Câmara de Vereadores em Porto Alegre/RS. O artigo foi publicado no Portal Sul 21 e tem como ilustração a foto de Ramiro Furquim na qual 23 jovens aparecem nus e um deles exibe no meio das pernas o retrato da ex-vereadora do PCdoB Manuela D'Ávila, atual deputada federal pelo PCdoB/RS.

A exposição foi condenada como machista pela própria deputada e por uma
onda de comentários nas redes sociais. Em nota publicada em seu site, a União da Juventude Socialista (UJS) considera que o machismo do jovem na foto é direcionado "a todas as mulheres que lutam e ocupam espaços de poder e vai contra o sentimento das ruas, em que a juventude se mobiliza por avanços no cenário político nacional".
Pedro Gomes, que é da Associação de Criticos de Cinema do RS, comentou no
UBM: "luta por mais mulheres na política continua".
Portal Sul 21 e em seu blog "Tudo é Crítica" que "não endossa a atitude do rapaz que aparece segurando o quadro da Manuela, pois isso nada tem a ver com um possível conteúdo político do nu em questão". Para ele, " o nu não deveria chocar, tampouco ser considerado revolucionário. O corpo simplesmente é". Sobre a atitude de exposição do retrato, ele classifica como "um impulso bem inconsequente, no mínimo". E anuncia: "Em meu blog, alterei a imagem, substituindo por outra, sem o quadro da ex-vereadora".

Repercussão
A decisão do autor foi saudada nessa noite (22/07) pela coordenadora municpal de Porto Alegre/RS da União Brasileira de Mulheres (UBM) Fabiane Dutra Oliveira. "Achamos em tempo a decisão de retirar a foto", comentou ela, embora ache que não seja o suficiente. Segundo ela a atitude do autor não muda "o que já está feito, mais uma demonstração de imaturidade e machismo, preconceito sobre o papel das mulheres nas transformações". Ela disse que gostaria de uma retratação do Portal Sul 21, onde a foto permanece publicada, e do Bloco de Lutas. E anuncia que durante o dia 23/07 haverá reunião da UBM para planejar protestos contra esses e outros machismos. "Nossa luta continua por mais mulheres na política", afirma ela. "Seria bom que o Sul 21 e o Bloco de Lutas fossem aliados, e não adversários nessa luta por maior participação das mulheres no processo de decisão", conclui.

Em tempo
No site da Marcha Mundial das Mulheres foi publicado artigo também condenando a atitude da exposição do quadro da ex-vereadora. O artigo assinado pela socióloga Vanessa Gil, considera " desnecessário e de um profundo mau gosto utilizar uma foto da ex-vereadora e agora deputada Manuela D’Ávila no protesto. Qual era o objetivo mesmo? Assim, tenho resistência com a nudez quando, no lugar de trazer o debate da mercantilização do corpo, ela reforça o machismo. E isso é exatamente o que parece acontecer com o caso da foto e a reação ao discurso conservador que se seguiu" avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário